sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Rally Diplomático e Tipológico

         Nossapróxima aventura está relacionada a desvendar os caminhos da Diplomática eTipologia Documental para tanto vamos usar como objeto nossos principaisinstrumentos, sendo estes o jipe e o combustível. Como forma de continuar nossoroteiro consideramos o jipe um elemento indispensável, entretanto o combustívelse faz essencial já que para seguir nosso caminho os dois vêm a serfacilitadores e fundamentais na conquista do nosso principal objetivo, cumpriro rally em um estilo off-road.
 
A imagem 1será associada ao contexto da Diplomática, de tal forma podemos analisar quantosaos critérios da forma, formato, suporte, gênero, espécie, ressaltando que aidéia da Diplomática é definir as coisas de forma detalhada afim de caracterizara matéria como ela, dessa forma evitar futuras dúvidas.
Descrição: Jipe branco, da marcaVITARA; foto tirada no Senado Federal.
Forma: Original
Formato: Fotografia
Suporte: Digital
Gênero: Fotografia imagética
 
Espécie: Fotografia do Jipe              
 
                                                                                                         Imagem II
    Quantoa imagem 2, representa para nós o meio pelo qual se torna possível alocomoção/matéria/objeto que faz o acervo existir, tem como produtoras Tayna eMariá, representando esta a Tipologia, a justificativa de escolha da imagem é mostrara associação existente entre as imagens e como forma de lembrar a necessidadede ser ter um “gás” para alcançar o tão sonhado sucesso na profissão (chegada),tendo a função
de abastecer a memória.
 
      Apósa análise da diplomática e tipologia das imagens podemos fazer uma breve comparaçãoao estudo da arquivologia, observa-se assim que o Jipe pode ser consideradocomo o arquivo em sentido amplo e o combustível sendo um dos fundos do conjuntodocumental. Assim estabelecemos a relação existente entre as fotos, notando queatuando separadamente o Jipe se tornaria mero instrumento de decoração, ouseja, não teria justificativa ter um espaço destinado ao arquivo sem termatéria dando sentido a sua criação.
      Outraassociação existente é quanto ao princípio da imparcialidade, característicafundamental na produção documental, por terem sido produzidas intencionalmentee para servirem como comprovação da atividade estipulada pelo professorconsideramos as duas imagens um documento de arquivo. Tal imparcialidade foiconsiderada não só no âmbito arquivístico, mas também quanto ao ambiente off road considerando o contexto datipologia.
 
 
Fonte: Imagens de autoria própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário