quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

                                                                       Anexo I



                             Após a ultima aventura, passamos por problemas sérios de turbulência, e tivemos que fazer mais uma parada. Mas nada como uma boa ajuda para nos auxiliar ! Contamos com o auxílio de um profissional completamente preparado e disposto a nos ajudar a respeito das  turbulências da diplomática, e nos fazer voltar ao rally bem mais preparados para os nosso próximos obstáculos. No estilo bem off-road já conhecido, Leonardo Monteiro Arquivísta formado chegou para dar um upgrade que faltava na jornada e deixar claro as duvidas à respeito da problemática do documentos digitais, utilizando como base seu trabalho de mestrado , que foi do Superior Tribunal de Justiça - STJ. Com a equipe unida e todos prestes a embarcar em uma nova aventura, pegamos nossos equipamentos e estamos prestes a concluir uma nova etapa da corrida, a do conhecimento. O palestrante, deixou claro que os documento digitais ainda são objeto de grande discussão entre arquivistas, que há divergências com o  pessoal de outras áreas; tratar de tais documentos não é tão fácil quanto parece e a falta de interação entre as matérias envolvidas dificultam um melhor desenvolvimento do trabalho arquivístico. O tratamento físico para o digital concordam e até mesmo se igualam em certas etapas, mas em outras parecem estar totalmente desconexos com a realidade social, jurídica, histórica e financeira do país. 
                             O vídeo acima, será o ponto de partida para que possamos exemplificar alguns dos problemas encontrados ao se trabalhar com documento digitais, suas vantagens e desvantagens e a inter relação existente entre a arquivologia e outras áreas.  Prontos para mais essa aventura ? 
Analisaremos agora por partes :


   1.   Conforme visto na reportagem, após a digitalização os documentos são eliminados e conserva-se apenas o protocolo inicial, levando em conta a abordagem administrativa tal ação fere ao princípio da originalidade devendo assim ser conservado até o período de vigência documental, o seu suporte original. Visto que até o momento não existe uma legislação específica sobre a gestão de documentos eletrônicos, apenas diretrizes, dessa forma não se tem a garantia de que os documentos digitalizados possuem um valor probatório. Destaca-se também que o ato da eliminação exige a realização de uma prévia avaliação realizada por uma comissão constituída por membros de diversos setores da organização a qual os documentos pertencem. Outra problemática existente quanto à eliminação é em relação à possibilidade de fraudes, no momento em que o sistema pode ser invadido e em muitos casos modificar os documentos, surgindo outro documento que não tem relação alguma com o fundo documental em que esse novo documento está localizado, ferindo também ao princípio da proveniência e sendo motivo de questionamento quanto a segurança da informação, ressaltando que cabe ao arquivista a responsabilidade por tal fator.
Levando em conta a abordagem jurídica, destaca-se no texto a realização de todo o procedimento de digitalização realizado por técnicos em arquivo, desconsiderando a presença e necessidade de um arquivista, conforme exigido em lei.
             2.     Como exposto no vídeo, os documentos após passarem pela indexação e digitalização, são armazenados no suporte CD, que no entendimento do grupo veem a ser um problema. 
           Ao observarmos os avanços rápidos da tecnologia e suas variações constantes, o grupo se questiona quanto ao tempo que tal  informação poderá ser guardada e protegida e as dificuldades encontradas para a transmissão da informação. Analisando o suporte CD podemos entender como tal questionamento surgiu. O formato CD por estar sempre associado à uma máquina para transmitir sua informação acarreta problemas quanto ao acesso, já que não é qualquer equipamento capaz de lê-lo; e tal suporte daqui algum tempo, talvez, poderá sofrer transformações, ficar ultrapassado e até mesmo ser "extinto", fazendo-se necessário a mudança do suporte a cada vez que este já não servir mais para uso. Tornando o aperfeiçoamento e aprimoramento das técnicas e tecnologias trabalhos a serem realizados constantemente. Diante do exposto Lacombe e Margareth atestam que " é preciso assegurar que o documento possa ser lido e compreendido pelas gerações futuras" , segurança essa que, para nós estudantes de Arquivologia, é na verdade duvidosa quanto ao suporte em questão. 
                     Analisando o vídeo sob um contexto geral, citamos as vantagens e desvantagens encontradas :

                                                                    Vantagens 

     - rapidez na tramitação;
     - economia de custo ($), tanto com a matéria quando com o pessoal e tempo;
     - fácil recuperação de dados;
     - capacidade de armazenamento maior;
     - agilidade na transmissão da informação aos seus usuários;
     - retorno às exigências ecológicas;
     - economias de espaço; 

                                                                Desvantagens

     - necessidade de intermediação de equipamentos eletrônicos;
     -  desatualização de software e hardware, impossibilitando a recuperação da informação;
  - quanto à leitura, dependendo do suporte não possa ser reproduzido facilmente (desatualização);
     - constante adequação às novas tecnologias;
    - insegurança social, jurídica e histórica quanto à veracidade, autenticidade, preservação e confiabilidade dos documentos digitais; 
    - fragilidade do suporte digital;
    - grande propensão à danos; 

                    Tomando como nota a 'vantagem economia de custo' podemos ter como exemplo o exposto pelo palestrante Leonardo Moreira, que teve como base seu estudo, que foi realizado no Superior Tribunal de Justiça - STJ, em que observou o custo de cada processo produzido  ficava em torno de R$ 1.900,00 e 2.000,00 reais (calculado cada etapa pela qual o processo passava) enquanto o custo na reportagem apresentada chega à R$00,15 centavos por processo, sendo desconhecido os requisitos avaliados para tal contabilidade. 
                      Sob um ponto de vista histórico e social, o papel até hoje é de grande relevância quanto ao seu valor comprobatório das atividades, servindo como comprovação de muitas ações e fazendo com que fique a desejar quanto a autenticidade dos documentos digitais, já que prevalece uma incerteza quanto às informações apresentados por eles, deixando claro que a confiabilidade é bem maior com o documento físico (papel) do que por meios eletrônicos.  
                        

                    3.  Um outro questionamento levantado pelo grupo foi em relação ao tamanho de suporte que a rede de gerenciamento de documentos eletrônicos possui. A empresa possui o backup de arquivos em CD, o que é uma vantagem no caso de alguma falha no sistema de armazenamento digital original e é uma desvantagem no sentido de que futuramente o CD não será mais um suporte válido, deviso ao avanço tecnológico que irá demandar a migração de suporte. Não está relatado na reportagem se o material que foi digitalizado está hospedado nos próprios computadores da rede local da empresa, ou na internet, sendo o primeiro mais limitado. Também não é citado qual sistema ou ferramenta a empresa utiliza, como por exemplo o SIGAD ou GDE.
       Pode-se ressaltar que para que seja feita uma boa gestão destes documentos digitais, é necessário que os documentos originais também tenham uma gestão arquivística baseada nos princípios referentes. 


            4.    Em termos de indexação dos documentos, a empresa falha na simples enumeração de metadados. Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), indexação é o “processo pelo qual documentos ou informações são representados por termos, palavras-chave ou descritores, propiciando a recuperação da informação”.
Dessa forma, indexar tais documentos deve compreender também resumos, criação de palavras-chave e desenvolvimento de vocabulário controlado para obter objetividade nos processos de busca.
Duranti (2005, p. 120) enquadra suporte como um dos elementos externos dos documentos, destacando a crescente quantidade de suportes físicos encontradas na atualidade. Para a autora, tal escolha dentre as várias opções de suporte revela traços da finalidade da informação contida. Empresas terceirizam o serviço de digitalização tendo em vista a economia de tempo e espaço, porém o trabalho feito por tais empresas pode culminar numa desestruturação das informações digitalizadas. O processo de indexação impacta na recuperação dos documentos, e o trabalho mal planejado nesse aspecto pode acabar por comprometer uma das funções primordiais do arquivo: a recuperação das informações.

Bibliografia utilizada :
-  LACOMBE, Claudia rocha e Margareth da Silva. Acervo: Revista do Arquivo  Nacional/ Padrões para Garantir a Preservação e o Acesso aos Documentos Digitais. Acervo Rio de Janeiro, v. 20, nº 1-2, p 113-124, jan/dez 2007. 
- Slides do Palestrante , Leonardo Monteiro;
- link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=GqW20LbaoOg

5 comentários:

  1. Bom-dia.
    Meninos, muito bom! O texto ficou coerente, inteligente e divertido.
    Vocês fizeram a associação da palestra com o conteúdo e com o vídeo escolhido.
    A atividade foi muito bem desenvolvida, contudo, faltaram os elementos da bibliografia de Lopez, Ruipérez, Duranti, Conarq.
    Não é necessário que vocês façam referência a todos estes, porém, pode-se interligar pontos do texto do Lopez e do CONARQ com o tema escolhido.
    No texto do Lopez, vocês poderiam tentar fazer associação das tipologias utilizadas por ele e das vantagens e desvantagens que vocês mencionaram.
    No CONARQ também encontra-se facilmente elementos do texto de vocês.
    No mais, vocês estão de parabéns pelo que foi feito.
    Se quiserem deixar as citações para os comentários pessoais individuais, fiquem a vontade.
    À disposição.

    ResponderExcluir
  2. Analisando a primeira parte do e-arq (disponível aqui: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/earqbrasilv1.pdf) que explana a cerca da gestão arquivística de documentos, identifico que existem muitas exigências necessárias para este trabalho de gestão que não são respeitadas pela empresa da reportagem. Algumas destas exigências desrespeitadas são também princípios arquivísticos como o da originalidade e o da proveniência, desacatados no momento da eliminação. Vejo também a problemática do suporte CD, que em breve, devido à inovação da informática, estará desatualizado para leitura. Entre as vantagens e desvantagens da digitalização, coloco como ponto forte a economia de espaço e agilidade que são extremamente necessárias em uma ambiente de trabalho, e como ponto fraco, destaco os princípios arquivísticos feridos, já citados na primeira parte deste comentário.

    ResponderExcluir
  3. Pessoalmente, acho o tema em questão de extrema importância e a falta de textos e estudos nessa área deixam a desejar quanto à sua validade para a sociedade. Documentos digitalizados seriam um ótimo apoia para os arquivistas se comunicarem com seus usuários internos e externos, dar publicidade à profissão e ao trabalho desenvolvido por ele,agilizar o processo de tramitação e até mesmo a otimização do trabalho. Mas tal tarefa serie um tanto quanto árdua demais, já que para que tudo fosse harmonioso, deveria haver um sistema apropriado, acompanhamento de um profissional capacitado, investimento, gestão dos documentos, respeitando os fundos, séries, classificação , todas as etapas pelo qual passa o documento físico deveria ser passar o documento em meio digital projeto para um arquivo de armazenamento virtual etc.

    ResponderExcluir
  4. Analisar a prática com a teoria é algo que não é tão simples, principalmente ao se tratar da gestão documental eletrônica pela falta de um conjunto normativo sólido que transmita a mesma credibilidade que o papel possui, a partir da palestra do Leonardo juntamente com o texto do MR percebe-se a importância de analisar e ter total conhecimento sobre os documentos presentes e a partir disso identificar as séries documentais, no tocante à séries, entra o papel da diplomática de analisar fisicamente documento por documento e considerar tais características.

    ResponderExcluir
  5. A digitalização apresenta-se como uma solução sem precedentes à problemática arquivística, porém, diplomaticamente falando, o trabalho necessita de participação ativa do profissional da área.
    A contribuição do arquivista nesse contexto é a de garantir o sucesso do trabalho com o decorrer do tempo, visto que as "soluções" oferecidas são quase sempre imediatas.
    Creio que deve-se desconstruir a imagem simplista de arquivo e capacitar todos os funcionários de instituições que lidam com documentos, de forma que cada procedimento tem que ser observado num ótico de gestão da informação.
    Informatizar só a solução num arquivo que já atende a todos os princípios. A digitalização de uma massa documental acumulada só gera uma massa acumulada em meio digital.

    ResponderExcluir