sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

UM DOCUMENTO PRA CHAMAR DE MEU (PARTE 1)

E aí, galera? Começamos hoje com outra trilha pra percorrer. Dessa vez, daremos início à atividade “Um documento pra chamar de meu”.

Assunto de um dos primeiros posts (que você confere aqui: http://arquivologia4x4.blogspot.com.br/2012/11/empresas-juniors-no-rally.html), as Empresas Juniores da UnB vão dar o tom das abordagens dessa atividade.

Para nos situarmos, vamos a um rápido briefing com sobre a trilha de hoje. A AD&M é a empresa júnior da UnB para os alunos do curso de graduação em administração. No mercado desde 1992, a empresa é composta e gerida por alunos e tem como missão o seguinte valor: 

“Formar profissionais preparados para o Mercado que contribuam para o desenvolvimento da Sociedade, por meio da vivência empresarial e de soluções de Consultoria em Gestão, gerando valor para os Clientes e UnB."

Primeira empresa júnior do centro-oeste, a AD&M ganhou reconhecimento no mercado e, em 2008, ganhou o Prêmio de Melhor Empresa de Serviços do Distrito Federal.

Partindo disso, vamos aos trabalhos propriamente ditos.

Análises dos documentos:
1º DOCUMENTO: SELO BRASIL JÚNIOR

O tipo do documento é “Critérios para a certificação”, sendo que seus caráteres externos (Duranti, 1996) são:
- SUPORTE: meio digital;
- FORMATO: PDF;
- GÊNERO: textual e imagético;
- FORMA: cópia;
- IDIOMA: português do Brasil.

A entidade produtora é a Confederação Brasileira de Empresas Juniores. Tem como atribuição a representação dos interesses das empresas juniores do Distrito Federal, como também seu fortalecimento, crescimento e desenvolvimento. A atividade que gerou este documento foi a regulação de acesso ao Selo Brasil Júnior, que define termos e condições para ter acesso à certificação. O documento é destinado a todas as empresas juniores que pretendem possuir o Selo Brasil Júnior.


2º DOCUMENTO :  Carta elaborada pelo departamento do curso relacionado com a empresa júnior mencionando que o processo de constituição foi concretizado dentro da UnB.

O referido documento tem por finalidade, obter a aprovação da Universidade relacionada para que tal Empresa Junior fosse instituida com os devidos requisitos para atuar sob o espaço da própria universidade. Após aprovação de tal declaração, a empresa passa a reconhecer e fazer parte fisicamente da universidade, como sendo um espaço de  aperfeiçoamento dos ensinamentos de sala de aula para uma rotina prática. 
Do ponto de vista tipológico podemos identificar informações relevantes e necessárias, para que tal empresa seja instituida devidamente sob o ponto de vista legal. Análise tipológica :
DENOMINAÇÃO: Carta de declaração de preenchimento de requisitos, para aprovação da Universidade. 
DEFINIÇÃO: Carta elaborada pelo departamento do curso relacionado com a empresa júnior mencionando que o processo de constituição foi concretizado dentro da UnB. 
ORGÃO PRODUTOR: Departamento do curso relacionado.
DESTINATÁRIO: Universidade em questão (no caso: Universidade de Brasília).
TRAMITE: Criação > cumprimento de requisitos exigidos > aprovação da coordenação > aprovação da universidade > Registro de dados na Receita Federal> reconhecimento de firma em cartório> encaminha-se à Receita Federal mais proxima para revisão de veracidade > Registro de CNPJ . 
VIGÊNCIA: Guarda Permanente.
ACESSO: Privado (depende da empresa)
CARATERES EXTERNOS: 
                           - Suporte: Papel
                           - Classe: Textual
                           - Formato: Carta
                           - Forma: Original

DOCUMENTO 3º:  Contrato de Prestação de Serviços.

DEFINIÇÃO: Tal  documento tem a finalidade de concretizar e formalizar o contrato de negociação realizado entre as partes.
DENOMINAÇÃO: Contrato de Prestação de Serviços.
ÓRGÃO PRODUTOR: As empresas envolvidas.
VIGÊNCIA: Guarda Permanente. 
Acesso: Privado.
TRAMITE: interesse entre as partes > criação do documento > assinatura das partes (após cumprir todas as etapas, o documento segue para o arquivo permanente). 
CARACTERES EXTERNOS: 
                             - Suporte: Papel
                             - Classe: Textual
                             -  Formato: Contrato
                             - Forma: Original

Associando ao texto do M.R. 1.3 destacamos a importância de identificação das séries documentais. No texto a ênfase quanto a esse aspecto que envolve conceitos diplomáticos, principalmente, requer um trabalho minucioso para identificação desse fator em uma determinada massa documental acumulada visto que a partir da identificação das características tipológicas dos documentos pode-se iniciar as demais "etapas arquivísticas" de forma eficiente respeitando os devidos princípios.

FONTE:
http://www.concentro.org.br/portal/attachments/013_Modelo_de_Contrato_de_Prestacao_de_servico.pdf
http://www.concentro.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=13&Itemid=8

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