sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Facilitando os rumos!


E aí, galera. Hoje vamos falar um pouco sobre referências que fazem o rally ficar um pouco mais fácil. São elas que nos dão ideias sobre trechos a serem trilhados e buracos a serem evitados.



Sendo assim, temos os seguintes resultados.


O grupo identificou que uma das análises tipológicas propostas que atende bem às nossas necessidades é a análise tipológica apresentada pelo Profº André Lopez (1999). Tal análise parte, resumidamente, da coleta de dados e registro de informações em fichas, seguida pela revisão, padronização dos aspectos formais, cruzamento de informações e levantamento das funções encontradas em cada documento. Consideramos estas etapas importantes pois mostram um resultado positivo, principalmente, na identificação de documentos duplicados e no controle de vocabulário, o que torna tal atividade mais especializada.

Outra referência que se adéqua às análises feitas é a de Duranti (1996). Primeiramente, sua definição sobre os elementos externos dos documentos ajuda na compreensão da função. O suporte, a escrita, a linguagem são fatores de interpretação que permitem uma visão mais específica sobre o papel daquele documento em determinado contexto. Já os elementos internos são essenciais na compreensão do que diz do que quer transmitir tal mensagem. Essa análise completa as peças do quebra-cabeças no momento que liga os elementos externos ao real conteúdo da informação no documento.


Valeu! Até a próxima.




Referências Bibliográficas:

LOPEZ, A. Tipologia documental de partidos e associações políticas brasileiras. São Paulo: História Social USP/ Loyola, 1999. (Teses). 

DURANTI, Luciana. Diplomática: usos nuevos para una antigua ciencia. Trad. Manuel Vázquez. Carmona (Sevilla): S&C, 1996. (Biblioteca Archivística, 5). Capítulo 5.

Fonte da imagem: http://i3.ytimg.com/vi/AA9ZzgvxsYg/0.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário